Poeta
Álvaro
Alves
de Faria

Canal do poeta

Biografia 2

TEATRO

  • Vida Paixão e morte de Augusto dos Anjos, poeta e cidadão brasileiro, escrita em conjunto com o ator Rofran Fernandes, já falecido. Depois da estréia no Teatro Alberto Maranhão, em Natal, Rio Grande do Norte, foi levada aos palcos de várias capitais brasileiras nos anos 70, com longa temporada no Teatro Ruth Escobar, em São Paulo.
  • Salve-se quem puder que o jardim está pegando fogo – peça proibida semanas antes de sua estréia em São Paulo. Só pode ser encenada nos anos 80, com a abertura política, tendo sido montada por vários grupos teatrais. Com o Grupo Alma de Teatro, entrou em cartaz no início dos anos 80 no Teatro Alfredo Mesquita, em São Paulo.

FILMES

  • A novela “O tribunal” foi transformada em filme em 2001, pelos irmãos cineastas curitibanos Werner e Willy Schumann, com o título “Onde os poetas morrem primeiro”. O filme representou o Brasil no 18º Chicago Latin Film Festival, nos Estados Unidos, em abril de 2002.
  • Borges – o mesmo e o outro” também foi transformado em filme pelo cineasta Nivaldo Lopes, também de Curitiba, em 2005, com o título “Borges, o homem dos olhos mortos”, no qual o poeta atua como ator, fazendo seu próprio papel narrando a entrevista que fez com o escritor argentino em 1976.

EVENTOS

  • Como poeta brasileiro participou do Terceiro Encontro Internacional de Poetas promovido pelo Centro de Estudos Anglo-Americanos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em 1998.
  • Participou, também, do Congresso Portugal-Brasil 2000 – Literatura Portuguesa e Brasileira, na Universidade do Porto, em 2000, nas comemorações dos 500 Anos do Descobrimento.
  • Realizou leituras de poemas em 1999, 2002, 2005 e 2006 no foyer Teatro Acadêmico Gil Vicente, da Universidade de Coimbra, e em 2007 na Quinta das Lágrimas, também em Coimbra, Portugal.
  • Poeta convidado para as comemorações dos 800 anos da Vila Idanha-a-Nova, na Beira-Baixa, Portugal, onde participou de leitura de poemas ao lado de Vasco Graça Moura, Nuno Júdice e Ana Luísa Amaral.
  • Foi o poeta homenageado no X Encontro de Poetas Iberoamericanos, em 2007, dedicado ao Brasil, em Salamanca, na Espanha.Teve publicada, no evento, uma antologia de poemas,“Habitación de Olvidos” (Fundación Salamanca Ciudad de Cultura), com seleção e tradução do poeta espanhol Alfredo Perez Alencart, da Faculdade de Direito da Universidade de Salamanca.
Menu